Hoje vou falar de leite, de suas variedades e tipos. O que vem a ser o leite, como posso definir esta bebida?
A composição do leite tem água, proteína, gordura e açúcar. Ou seja, água + caseína + butirina + lactose = leite.
Podemos encontrar algumas variedades de leite, dentre elas temos:
1. Leite de vaca: largamente utilizado na alimentação humana e dos animais. É rico em vitamina A e cálcio.
2. Leite de búfala: muito apreciado e é mais gorduroso que o leite da vaca. De resto é bem semelhante.
3. Leite de cabra: muito consumido no nordeste brasileiro. Você pode tomá-lo ou usar para tomar banho, dizem que é muito bom para pele
4. Leite de camela: É muitíssimo apreciado entre os beduínos, povo que vive ao norte da África.
5. Leite de égua: muito consumido na Ásia Central. E só.
6. Leite de burra: muito consumido no interior do México. É um pouco mais ralo e aguado que o de costume possui um gosto concentrado de cálcio.
Agora, os tipos de leites:
· Leite tipo A: é retirado através de ordenha mecânica e vai direto para um tanque, onde é aquecido até 70-75 °C e depois resfriado. Esse processo é a pasteurização, em seguida vai para a máquina embaladora. Quanto a composição, a diferença entre o A e o B é bem pequena, o tipo A tem mais gordura e o tipo B mais proteína. O tipo A dura mais que o tipo B por ter uma quantidade menor de bactérias.
· Leite tipo B: as vacas permanecem em estábulos, o que ajuda na manutenção das condições de higiene. A ordenha deve ser mecânica, e o armazenamento deve ser a temperaturas entre 3,5 a 4ª graus centigrados.
· Leite tipo C: as vacas ficam soltas no pasto, a ordenha pode ser manual ou mecânica e o leite é armazenado em abrigos rústicos, mas refrigerados, antes de seguir para a usina onde será embalado. Apresenta um teor de gordura de aproximadamente 3%. As usinas utilizam o restante para produzir manteiga, queijo e derivados.
Por Geraldo Caminha
Nenhum comentário:
Postar um comentário