Hot Dog... Também conhecido por nós como Cachorro Quente, ou ainda como falava um primo meu quando nós eramos crianças: "quero auau quente mamãe!" Hauhauha... Cachorro quente não tem nada a ver com a imagem acima... Vou falar um pouco sobre esse sanduiche-iche americano tão presente no nosso dia a dia.
Existem várias histórias sobre o surgimento do cachorro quente e o porque de ter esse nome. Lógico que falo do cachorro quente ocidental... Não aqueles Cachorros Quente da Tailândia (imagem pesada, se tem estômago fraco, não clique aqui) que são feitos com carne original de cachorro. As histórias mais aceitaveis são as seguintes:
1. Um açougueiro alemão, na metade do século XIX, decidiu dá o nome do seu cachorro da raça basset para as salsichas que ele produzia em seu açougue.
2. O alemão Charles Feltman, que morou nos Estados Unidos, criou em 1880, um sanduiche quente feito de salsicha alemã, pão, chucrute (repolho azedo) e molho.
3. E (na minha opinião a história mais lógica) a ultima é que no começo do século XX, em Saint Louis, nos EUA. Um vendedor de salsichas pensou numa maneira de seus clientes não queimarem as mãos enquanto comia. Começou a oferecer luvas emprestadas, só que nunca devolviam e ele começou a ter prejuizo. Então teve a brilhante idéia (junto a seu cunhado que era padeiro) de usar o pão como proteção para as mãos.
O Hot Dog passou a ter mais força no Brasil no periodo da segunda guerra mundial, com as bases militares americanas instaladas no nosso litoral. Diferente do Hot Dog americano, o nosso vem com purê de batata, carne moida, batata palha, milho, ervilha, queijo ralado etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário