quarta-feira, 11 de maio de 2011

As 10 comidas que mais fazem mal a saúde.

Gordinhos, gordinhas e mente de gordinhos de plantão, sabe aquela frase o que não mata engorda? Bem... pode até não ser mentira, mas o que é a mais pura verdade é a frase inversa. Isso mesmo, o que engorda mata.


Calma gente, não vamos parar de comer pra não morrer né? Podemos sim comer gorduras e açúcar, mas de forma moderada, o maior problema dessas comidas são os excessos. O ideal para ser saudável é comer certos tipos de alimentos uma vez por semana. Porém só um deles, ou seja, uma Mc’oferta, ou um trio da Bob’s nunca mais (como se alguém fosse seguir isso né?) juntar o hambúrguer com a batata frita na mesma refeição não é uma idéia tão interessante para sua saúde.

Uma dica para melhorar sua alimentação é sempre olhar os ingredientes do que se come, e lembrem-se o ingrediente que é listado primeiro é o que existe em maior quantidade na sua comida, se o primeiro for gordura ou açúcar, iiiihh, melhor mudar de opção!

Confira a lista com os 10 piores tipos de alimentos. Vamos morrer juntos?





1- Refeições prontas congeladas

Para alguns a melhor invenção do homem, sua praticidade apaixona, porém esses alimentos são ricos em gorduras saturadas, aquelas que fazem os níveis do mau colesterol aumentar e junto com ele cresce também os riscos de se ter uma doença cardiovascular. Além desse tipo de comida possuir muito sódio o que aumenta a pressão arterial.

2- Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame)

De novo eles, excesso de sódio e de gordura saturada, causando os mesmos problemas, e pra piorar, esse tipo de alimento contém muitos conservantes e corantes, os conservantes podem vir a serem cancerígenos, já os corantes podem causar alergia e problemas estomacais.

3- Caldos e temperos industrializados

Vamos cozinha? Pega um caldo knorr ai. Não!!! Jamais faça isso, esses tipos de caldos e temperos, possuem dois inimigos da nossa saúde, o sódio (olha ele ai de novo!) e o glutamato monossódico. O sódio não precisa mais de apresentação já o glutamato é bem pior, seu consumo em excesso tem ligação com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.

4- Biscoitos recheado

Ótimo pra criançada né? Pior que não. Além de excesso s de açúcar e de gorduras saturadas (aquelas mesmo, do mau colesterol e das doenças cardiovasculares), os corantes usados para dar cor aos biscoitos e recheios são prejudiciais à saúde causando hiperatividade e déficit de atenção.

5- Salgadinhos

Esse eu acho que todo mundo esperava, mas o que ninguém imagina é o motivo da sua presença nessa lista. Novamente o nosso “querido” amigo glutamato monossódico. Dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.

(Ufa! Me livrei de um.)

6- Refrigerante

Em especial, os do tipo cola contêm muito fosfato que provocam enfraquecimento dos ossos. Mais seu maior problema é a capacidade de enganar o nosso controle das calorias, e por conseqüência o ganho excessivo de peso e a obesidade. Além de quase não ter valor nutricional. Mais ai você pensa: -Ahhh, mas eu só tomo os diet! Se você for diabético tudo bem, mas se não for, pior pra você. Pois além dos outros problemas citados acima, ele é adoçado por aspartame que diferente do açúcar, não é digerido pelo corpo. No corpo humano o aspartame gera metanol, que é toxico para o cérebro e pode provocar degeneração neural causando doenças como o mal de Alzheimer.

7- Frituras

Mesmo que seja um óleo vegetal de qualidade, a fritura altera a química do óleo e o transforma em gordura satura (preciso mesmo falar o mal que ela causa?), esse processo também promove a gordura trans que assim como a saturada causa problemas cardiovasculares. Além de o calor extremo prejudicar a estrutura da molécula de gordura, que produz uma substância potencialmente cancerígena, a acroleína.

8- Churrasco

Até o churrasco? Pois é até ele, mas o problema não ta no alimento e sim no modo de preparo. A fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que podem vir a causar câncer.

9- Margarina

Seu principal ingrediente são óleos vegetais, que são gorduras trans. O nosso corpo não consegue metabolizá-la, o que provoca um acúmulo de gordura na região abdominal (o famoso buxinho) e aumenta o nível de colesterol ruim e por conseqüência a chances de uma doença cardiovascular.

10- Açúcar

O açúcar praticamente é 100% caloria, e pra piorar não tem valor nutricional. E quando consumido em excesso o nosso corpo o armazena como triglicérides, p o que aumenta o risco de doenças cardiovascular, e devido ao excesso de calorias, pode levar à obesidade e de quebra, diabetes, hipertensão e dislipidemias.

É a coisa ficou tensa, mas lembrem-se todos esses riscos são para quem consome esses alimentos em excesso.

Por Guilherme (Jaz) Vaz

10 comentários:

  1. descobri pq tenho buxinho.. como tuudo isso! :\

    ResponderExcluir
  2. adoro tudo isso mais como muita margarina principalmente no pão oque posso comer com pão no lugar da margarina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manteiga, requeijão, Cream cheese que inclusive podem ser feitos em casa, caponata, geleias entre outros. Veja a página Ato de Amor no facebook

      Excluir
  3. Nossa! Difícil de mais, como ter cautela...
    Obrigada pelas esplicações.

    ResponderExcluir
  4. Como dizia um personagem popular: "suspeitava desde o início..."

    ResponderExcluir
  5. SÓ uso banha de porco,Mas muito pouco para fazer comida.

    ResponderExcluir