domingo, 26 de junho de 2011

Ingredientes Regionais Brasileiros.

A chef Ana Luiza Trajano, do paulistano Brasil a Gosto, é integrante da ala mais jovem de um movimento de resgate e divulgação de ingredientes regionais brasileiros pouco ou nada conhecidos na maior parte do país. Felipe Ribenboim, que, com Gabriel Broide, toca o Dois Cozinha Contemporânea, tem desenvolvido modos diferentes de utilizar alguns desses alimentos, às vezes incorporando-os a receitas distantes de suas origens. Entre esses ingrediente aparecem o:

MATURI

É uma castanha de caju ainda verde, originária da região do “Baixo Amazonas” e Nordeste brasileiro. Tem sabor neutro lembrando um palmito, não tem gosto tão dominante quanto a castanha - de - caju madura. Pode ser encontrado em pratos típicos como a moqueca e a frigideira. Antes de usado deve ser fervido para eliminar substancias tóxicas.

ACHACHAIRU

Originária da Bolívia e produzida no Nordeste brasileiro, é uma fruta pequena e redonda parecida com a pitanga. A achachairu aqui produzida é mais azedinha e mais apropriada para o uso culinário. É utilizada crua e entra em preparações com carne de caranguejo, camarão e siri.

BIRI-BIRI

É uma fruta, azedinha e bastante ácida, parente da carambola também conhecida por bilimbim, limão-de-caiena, limão-japonês e groselheira azedinha. Acredita-se que seja originária das Ilhas Molucas na Indonésia. É usada em saladas, moqeucas, sucos e caipiroscas.

JAMBU

É uma erva, de origem amazônica, também conhecida como agrião-do-pará. A folha crua, é servida em saladas e cozida é ingrediente de pratos regionais como Pato no tucupi e Tacacá. Essa erva causa um leve adormecimento na língua e lábios. Come-se também o pistolo.

LICURI

É um fruto da palmeira licuri, também conhecida por ouricuri, do tamanho de uma avelã. De sabor “amendoado” com textura de coco seco, é originária do semiárido Nordestino e Norte de Minas. Poder ser usado cru, tostado, salgado ou ainda caramelado. É ingrediente de cocada, paçoca, biscoito, granola, sorvete e cuzcuz. Quando hidratado, aparece em salada de frutas.

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI241325-18069,00-REDESCOBERTA+DOS+GOSTOS+DO+BRASIL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário