quarta-feira, 18 de maio de 2011

Até onde a embalagem muda o gosto da bebida?

Quem nunca falou que uma coca-cola de vidro é mais gostosa? Pois é, isso não se trata de uma besteira, e sim de um palpite científico correto.
Embora o líquido em questão seja o mesmo, o sabor é de fato alterado por inconvenientes de cada embalagem, por exemplo: os polímeros (compostos químicos) do plastico da garrafa PET escapam para o líquido, já a latinha, acelera a saída do gás, entre outros exemplos que ainda citarei.

Mas como não é so de química que vivemos, vamos brincar com o psicológico (ou seria pscicoalérgico?). Pois é, o que tanto repetimos sobre o recipiente de vidro, tambem é coisa de nossas cabeças. Ao menos é o que acredita a engenheira de alimentos Rosires Deliza, que diz que o componente emocional “desce” tao redondo quanto o químico. “Aprendemos desde cedo que o certo é tomar vinho em taça, e não em copo de plástico. Isso influi no paladar” afirma Rosires, isso também vale para as cervejas e os refrigerantes.

Entenda como cada embalagem altera o sabor da bebida:


• PET

Há componentes que escapolem da embalagem para o líquido.
Que componentes são esses? Os polímeros, micropartículas
do plástico que se desprendem da garrfa e se misturam com o líquido.
Por isso o gosto diferente do seu refrigerante de 2 litros.


• Latinha

Por ser feita de alumínio é a embalagem que gela mais rapidamente, porém quando a temperatura aumenta o gás carbônico, responsável pelo gás da bebida escapa mais rápido.


• Vidro

A preferida da grande massa. Pois o vidro é um material impermeável
e que demora anos para interagir quimicamente com o conteúdo.
E tem um índice de porosidade menor do que a da PET e do alumínio,
ou seja, retém muito mais o CO2.


• Máquina

No caso dos refrigerantes, o gás carbônico e o xarope vem da fábrica, porém a água, que é um ingrediente fundamental do sabor da bebida, é filtrada no própio estabelecimento. Dái as vezes um gosto bom já outras vezes... melhor nem comentar, né Mc’Donalds?


Por Guilherme Vaz

Um comentário:

  1. Agora eu entendi pq de vez em quando surge um gostinho meio que de água sanitária nos copos de refri dessas máquinas... ecaaaaaaaaa
    Obrigada , coleguinha Guiii ;)

    Beca Albuquerque :P

    ResponderExcluir