quinta-feira, 28 de abril de 2011

Kopi Luwak

             Kopi Luwak é o nome do café mais caro do mundo onde os preciosos grãos são processados pelo sistema gastrointestinal e depois retirados dos excrementos da civeta, um mamífero parecido com um gato, que só existe na indonésia. O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos o motivo de sua raridade, preço alto e sabor inigualável, são produzidos menos de 230 quilos deste café por ano e seu preço chega a ser de mil dólares o quilo.

          
           O pesquisador explica que à medida que o grão passa pelo sistema digestório do animal, ele sofre um processo de modificação parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão de café, mas que envolve bactérias diferentes das usadas pela indústria, além das enzimas digestivas do animal. É isso que dá ao Kopi Luwak seu sabor característico inigualável que especialistas dizem parecer com um chocolate meio amargo.

             Não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que sua origem data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.




            Por Geraldo Caminha

Nenhum comentário:

Postar um comentário