domingo, 17 de abril de 2011

Da cozinha didática para cozinha de casa!!

Como todos os coleguinhas já sabem, eu sou aquele belo zero a esquerda nas nossas aulas práticas de TPA, no que se refere à mão na massa, claro, pois nos demais aspectos eu ajudo bastante ok professores e monitor?!! hahaha. Nunca gostei de cozinhar e pra falar a verdade, vergonhosamente, não sei fritar nem um ovinho!! Minha praia é mesmo a parte de degustação.

Enfim, um belo dia, quando se passa um dia inteiro na universidade e se sabe que vai chegar em casa e não vai ter nada prontinho pra comer, a gente resolve por em prática as receitas aprendidas na aula. Ainda mais quando se encontra o namorado, que seeempre cozinha pra você e o máximo que você faz por ele é um sanduíche de queijo com presunto, e diz que hoje quem vai fazer o jantar é você. A primeira coisa que o coitado fez foi olhar pra mim com aquela cara de: tô lascado, hoje vou dormir com fome.

Quando chegamos em casa, resolvi preparar nhoque, que havia sido a minha receita na aula de cozinha italiana. Como eu já esperava, minha mãe e minha irmã riram da minha cara e pagaram pra me ver cozinhando.

Pois bem, separei todos os ingredientes, coloquei a receita do lado e comecei minha obra de arte. Primeiro, obviamente, coloquei as batatas, com casca, para cozinhar. Depois disso veio a parte mais tensa, misturar todos os ingredientes e rezar pra pegar a consistência certa. Como cada cozinheiro tem seus segredos, eu fugi um pouco da receita. Não coloquei as medidas exatas. Coloquei apenas um ovo, deveriam ser dois, não coloquei os 100 ml de leite completos e nem 100gr de queijo parmesão; coloquei a gosto. E então comecei a misturar, no começo achei que tinha dado errado e já me desesperei, mas aí Diogo disse pra eu tentar fazer a tirinha e cortar os cubinhos e aí, por incrível que pareça, deu certo. Fiquei dando pulos de alegria, primeira vez que cozinhei e logo de cara deu certo. A consistência ficou ótima e o sabor também.

Mas como quando a esmola é muita o santo desconfia, eu empurrei o molho pra Diogo fazer, pois aí já era abusar das minhas habilidades na cozinha!!! Kkkkk. Ele fez um molho de tomate com outras verduras batidas no liquidificador que deu um gostinho especial a massa. O resultado final foi ótimo, todo mundo comeu e repetiu o que mostra que realmente ficou bom.

Tentem fazer em casa, é realmente muito fácil e delicioso.

Receita:

1 Kg Batata

Qb Farinha de trigo

100 ml Leite

2 Ovos

100 Gr Parmesão

Sal

Modo de preparo:

Cozinhar as batatas com casca até que fiquem bem macias. Reserve. Quando as batatas estiverem frias, retire a casca e esprema em uma superfície limpa. Agregue 2 ovos inteiros, o leite, o sal, o parmesão, uma colher de margarina e a farinha e misture até dar o ponto.

Faça longas tiras sempre polvilhando farinha para não grudar e corte em pequenos cubos. Depois cozinhe em água fervente até os cubinhos subirem a superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário