terça-feira, 29 de março de 2011

Como uma autentica açaí maníaca, venho aqui compartilhar algumas informações sobre essa maravilha encontrada principalmente na Região Norte do país.

A árvore que produz o açaí chama-se açaizeiro, que é uma espécie de palmeira encontrada predominantemente no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazônia para diversos fins medicinais, entre eles por possuir a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas, e até mesmo como um remédio natural para a disfunção erétil (impotência sexual).

Pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes, geléias, etc. Atualmente é muito consumido na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos (melhor impossível!!). Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca. Sua polpa é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias, super indicado para quem faz atividade física, além de ser uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios; e em vitaminas como vitamina C, B1 E B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

E além de ser consumido como alimento, está fruta vem apresentando outras finalidades, pois a indústria de cosméticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampoos e outros produtos de beleza. As sementes são ainda utilizadas no artesanato da região norte e as folhas do açaizeiro utilizadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc.) que ainda, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

DICA: Quem, assim como eu, for viciado em açaí ou tiver a curiosidade de experimentar e tiver a oportunidade de ir a João Pessoa, não deixe ir ao Manaçaí que é sem dúvida, de longe, o melhor açaí na tigela que já tomei.

Endereço: R. Euzeny Fabrício de Souza, 681 Manaíra, João Pessoa 83 3246-9207

Nenhum comentário:

Postar um comentário