segunda-feira, 28 de março de 2011

História do Alfajor


Em Janeiro viajei para Buenos Aires, e uma coisa me chamou atenção, o quanto os Porteños adoram Alfajor! Então com a curiosidade de uma gordinha, resolvi provar esse doce tão falado, comi tanto que no final da viagem não agüentava olhar para uma loja da Havanna. Foi ai que resolvi investigar qual era a origem desse doce tão apreciado pelos Argentinos.
Apesar de possuir 130 anos de tradição no país, o alfajor se origina na cozinha árabe e seu nome vem de “al-hasu”, que em árabe significa recheado. O doce nasceu em Andaluzia, na Espanha, depois que o último rei Rodrigo foi derrotado pelos árabes. A partir desse fato o país sofreu influencia árabe em todo o desenvolvimento da sua cultura, inclusive na pastelaria. Na sua composição original é produzido com amêndoas, mel e avelãs. Com o passar dos séculos e com a conquista de novos portos, a divulgação das receitas antigas foram tomando um rumo próprio. Sua receita foi sofrendo várias alterações, até chegar à composição atual que usa farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheada de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.
O pioneiro dos alfajores argentinos foi, em 1869, D. Augusto Chammás (químico francês que chegou em 1840) que inaugurou uma pequena indústria familiar dedicada à confecção de doces e outros confeitos.
Só temos que agradecer a ele. =)
Assim como a carne e o couro, o alfajor é uma instituição nacional, e o Café Havanna também. Criada em 1947 em Mar del Plata, a 400km de Buenos Aires, o Havanna foi comprado por US$ 85 milhões em 1998 pelo Exxel Group. Hoje a Havanna possui franquia em mais de 10 países, pena que ainda não chegou em Recife. Vamos esperar!

Por Fernanda Dueire
.

2 comentários:

  1. eu AMO alfahor! e os da Havanna são os melhores.. mas minha irmã viajou pra Argentina recentemente e trouxe uns que são caseiros, e são deliciosos tb! pois é nanda, pena que a gente nao tem por aqui..

    Luma :*

    ResponderExcluir
  2. aai nanda, amei a historinha
    hahaha
    so tava lembrando daquele alfajor que agt fez na aula de quimica!
    kkkkkkkk

    giulia

    ResponderExcluir