segunda-feira, 28 de março de 2011

evento SBAV no Ponte Nova

Na última terça-feira (22), aconteceu um evento da SBAV (Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho), por causa da posse do novo presidente Gustavo Caldas, no Restaurante Ponte Nova. Fui chamada pra trabalhar como hostess nessa noite, e foi bem legal, já que deu pra perceber como um evento desse tipo acontece e o que é preciso fazer pra sair tudo como manda a etiqueta.
Foi feita uma perfeita harmonização entre o cardápio e vinhos servidos. Quem assina pela cozinha do Ponte Nova é o Chef Joca Pontes, que tem grande preocupação com a questão sustentável, por isso, grande parte de tudo que é usado no restaurante é orgânico e comprado diretamente dos produtores.
ENTRADA: Filé de peixe marinado no mirim com ervas, grelhado sobre salada quente de mariscos com cogumelos. Vinho: Tarapacá Gran Reserva Sauvignon Blanc- safra 2009, proveniente do vale Leyda no Chile, ele possui graduação alcoólica de 13.2%. O envelhecimento é feito em tanques de aço inoxidável; O paladar é rico com o final de nectarina branca, abacaxi verde e erva-cidreira. O vinho tem duração e intensidade no paladar dos frutos tropicais com notas minerais no final.
PRIMEIRO PRATO: Orehiette de ragú de galinha d’angola, tomates de forno, folhinhas de manjericão e gran formagio extra fino. Vinho: Maculan Brentino- safra 2007, proveniente da região de Veneto na Itália. Ele é composto por duas uvas, sendo 55% merlot e 45% cabernet sauvignon. 50% do vinho foi envelhecido em barricas de carvalho por 12 meses, resultando em um vinho mais aromático e gustativo. O sabor apresenta boa estrutura e longa persistência, com aroma amplo e frutado.
SEGUNDO PRATO: Paleta de cordeiro braseada sobre pasta de batata chipolata e alecrim crocante. Vinho: Muga Reserva- safra 2007, proveniente da região de Rioja na Espanha. Composto por três uvas, sendo 70% tempranillo, 20% garnacha e 10% Graciano. De todos que foram servidos, ele é o mais elaborado. Primeiro o vinho é envelhecido por seis meses em tonéis de carvalho tradicionais da região, depois passa mais vinte e quatro meses barricas menores e por fim, no mínimo, mais um ano na garrafa.
SOBREMESA: Pasta de goiaba e gengibre, cubinhos de queijo coalho queimado, passa de caju e sorvete de tapioca com flor de sal. Vinho: Moscatel de Setubal, proveniente da região de Setúbal em Portugal. Possui sabor delicado e perfume suave. Sua graduação alcoólica é de 17%. Apresenta uma cor topázio dourada, aromas e sabores intensos a flor de laranjeira, citrinos, doce de laranja amarga, passas, figos e nozes, um palato cheio com um balanço excelente entre a acidez e a riqueza de açúcar. Na boca, a fruta é intensa, é cheio, encorpado, com sensações de amargo-doce, tendo um final longo e persistente.
Isso serve pra vocês terem uma idéia de um cardápio que é servido nesse tipo de evento, e que apesar do foco ser nos vinhos, é impossível fazer uma boa degustação sem um bom acompanhamento.

Contatos:
Restaurante Ponte Nova
telefone: (81)3327.7226
endereço: Rua do Cupim, 172 - Graças
Horário de Funcionamento: Segunda à Sábado - Jantar a partir das 19h
Domingo - Almoço das 12h às 16h

Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho/ Pernambuco
telefone: (81)34676462
endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 2333- sala 304 - Boa Viagem


Por Luma Alves Santos

2 comentários: