segunda-feira, 4 de julho de 2011

Chef César Santos

      Resolvi mostrar como um grande incentivo para alguns alunos do curso de Hotelaria, que desejam trabalhar na área de Alimentos e Bebidas, a estória de um dos melhores chefs do Brasil, que possui destaque no cenário da gastronomia nacional e internacional. São mais de dez anos de carreira feita com muito trabalho e dedicação.
     César Santos iniciou sua carreira aos 23 anos, como aluno do curso de hotelaria. Simultaneamente, começou a trabalhar em bares e restaurantes como segundo chef, mas logo passou a atuar com um serviço de buffet próprio, oferecendo jantares a domicílio.



      Hoje Cesár é dono do famoso restaurante Oficina do Sabor, que surgiu em 1992, e que aos poucos foi surpreendendo a todos com suas receitas exóticas que trouxeram novos sabores para a culinária pernambucana. Sua especialidade é o uso de ingredientes nordestinos, valorizando produtos como queijo de coalho, jerimum, charque, manteiga de garrafa, queijo manteiga e um sem número de frutas que plantadas na região (nativas ou não), em especial, no vale do São Francisco. Devido à criatividade da sua cozinha, a casa faz parte hoje da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, sendo parada obrigatória de visitantes que chegam à cidade.
     Devido ao seu grande talento, César já conquistou diversos prêmios como um dos melhores chefs da cozinha brasileira. Entre eles, o Recife Sabor, promovido pela ABRASEL - PE por três anos consecutivos: 1996, 1997 e 1998. Em 98 e 99 se classificou entre os 12 finalistas do Nestlé Toque D'or. Ainda em 99, ganhou destaque entre os principais concorrentes do Chef Talento Sadia, edição nacional, obtendo o primeiro lugar.
     O restaurante Oficina do Sabor,já ganhour prêmios como o segundo melhor restaurante de Pernambuco e a melhor casa regional do Estado pela revista Veja. Atualmente, César é diretor de alimentos da ABRASEL - PE; diretor da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança nas regiões Norte e Nordeste e, ainda, Diretor no Norte/Nordeste da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga).

Então para os alunos (Paulinho, Elk, Renato..)que gostam da área de A&B e possuem o dom, invistam!



Por Fernanda Dueire






Nenhum comentário:

Postar um comentário