Existem muitas teorias sobre a origem da pizza aqui vou falar um pouco sobre algumas delas. No antigo Egito, era costume celebrar o aniversário do Faraó, comendo uma massa achatada e condimentada com ervas aromática. Também, têm-se registro de relatos de algumas receitas na antiga Babilônia e, no século VII a.C, um poeta soldado, em seus versos, nos informa que possuía uma massa achatada junto à sua lança – base principal da alimentação de um soldado naqueles tempos.
Muitos consideram a pizza atual como uma invenção da culinária italiana, que começou na cidade de Nápoles. De fato, a pizza é muito apreciada pelos napolitanos e tida como uma especialidade desta culinária, um pouco da historia da pizza em Nápoles: os Lombardos, chegados no sul da Itália depois da queda do Império Romano, trouxeram suas búfalas que, encontrando ambiente ideal na região do Lázio, abasteceram-se de leite para a criação da “mozzarella”. Posteriormente, com a descoberta das Américas, chegaria à Europa o elemento fundamental para a pizza, o tomate. Depois de algumas desconfianças iniciais, o tomate acaba por ingressar triunfalmente na culinária napolitana e a pizza se beneficiará disto, aproximando-se ainda mais do formato com a qual é conhecida na atualidade.
Por volta de 1700 e 1800, a pizza se consolida como um dos pratos da culinária napolitana mais tradicionais e preferidos pelo público. A então Rainha da Itália e Savóia, Margherita, esposa de Umberto I, elevou a pizza de suas origens humildes, quando um pizzaiolo, fez três pizzas diferentes para a Rainha. Ela gostou de uma coberta com tomates, mussarela e manjericão. Foi quando a “Pizza Margherita” ganhou o seu nome.
Por Geraldo Caminha
Nenhum comentário:
Postar um comentário