(NORDESTE)
A aula da ultima quinta feira (09/06/2011) foi sobre culinária brasileira, especificadamente culinária nordestina, que tem como curiosidade a cor “amarelada” na maioria das preparações, além do uso de muitos ingredientes da terra, como azeite de dendê, queijo coalho, frutos do mar (camarão), banana e mandioca.
Tivemos um pequeno probleminha de mão-de-obra, grande parte da turma faltou e como se não fosse pouco perdemos nossa melhor aluna por lesão (né Érika?). Devido a cada prato ser feito por somente um aluno a aula atrasou um pouco, mas nada que realmente atrapalhasse.
Tivemos 3 entradas, 3 pratos principais e apenas 2 sobremesas. Vamos a elas:
ENTRADAS:
Caldinho de camarão:
Preparado por Rebeca e por Érika trata-se de um prato um pouco trabalhoso e perigoso, o maior trabalho ta em descascar todo o camarão que será utilizado, e perigoso, pois descascar camarão pode lhe ferir gravemente.
O caldinho leva na sua composição: Camarão (óbvio), cebola, coentro, cebolinho, leite de coco, azeite de oliva, azeite de dendê, extrato de tomate e cenoura.
Não me lembrei de experimentar, mas segundo informações tava delicioso. Parabéns meninas!
Queijo coalho crocante com molho de pitanga:
Quem ficou com o queijo coalho foi Giselle, super tranqüilo de fazer, na parte do queijo, é só cortar empanar com farinha e pronto, a maior complicação tá no molho de pitanga, por ser uma redução, leva uma atenção especial na quantidade de açúcar e no ponto.
Seu ingredientes são: Queijo coalho, farinha de trigo, ovos e farinha de rosca, para o queijo frito, e suco de pitanga, polpa de pitanga, creme de leite e açúcar para o molho.
O queijo ficou delicioso, porém o molho ficou um pouco (muito) ácido. Mas tava gostoso.
Acarajé:
Uma preparação nem tão difícil quanto parece, apesar do trabalho de tirar a casca do feijão. Depois disso e da cebola ralada, é só misturar tudo no liquidificador e fritar a massa no azeite de dendê, pra finalizar é só rechear com vatapá e com um camarão assado.
Renato cuidou da preparação desse prato com maestria, deixando a massa leve e sem o “quente” do acarajé baiano.
PRATOS PRINCIPAIS:
Vatapá:
O mais trabalhoso dos pratos, uma lista imensa de ingredientes, mas quem fez foi Paulinho, logo, obvio que ficou bom.
Seus ingredientes são: Azeite de dendê, amendoim, castanha, cebola, tomate, leite de coco, pão, aparas de peixe, sal, pimenta, gengibre, pimentão verde, coentro, pimenta de cheiro e camarão (ufa!).
O amendoim deixa o prato com um gosto um pouco forte, mas mesmo assim, ficou excelente.
Escondidinho de carne de sol:
Na minha humilde opinião, o melhor do dia, curiosamente o único prato que se utiliza carne vermelha foi preparado por quem não come carne vermelha, o grande Elk.
Composto por carne de sol, cebola, manteiga, macaxeira, leite, sal, coentro e queijo coalho, tem uma preparação um tanto quanto trabalhosa, principalmente na parte de desfiar a carne, né Elk?
Mas o trabalho valeu a pena, ficou maravilhoso, elogiado por todos inclusive por Kléber.
Galinha embananada:
A pesar do “mise en place” trabalhoso a preparação em si é super tranquila.
Leva na sua composição coxa e sobrecoxa de galinha, quiabo, colorau, cebola, tomate, cebolinho, coentro, pimenta, banana comprida, extrato de tomate, manteiga, sal, pimentão verde e alho.
Apesar de parecer estranho a combinação galinha com banana fica maravilhosa, o prato ficou realmente saboroso, e isso nao é so porque fui eu que fiz não.
Obs: lembrando a todos inclusive a Kléber, que nao tem nem um frango na receita.
SOBREMESAS:
Tapioca Romeu e Julieta:
Quem disse que fazer tapioca é facil? Uma hora peneirando a goma de mandioca, depois tomar todo cuidado do mundo pra fazer os discos finos e nao queimar a massa, depois disso tudo rechear com queijo cremoso e goiabada e levar ao forno (é... a parte de rechear e levar ao forno é facil mesmo!)
Preparada por Bárbara a tapioca leva como ingredientes: goma de tapioca, sal, queijo catupiry e goiabada cremosa.
Ficou um pouco diferente da tapioca que a gente come na rua, pricipalmente por ser levada ao forno, mas ficou muito gostosa.
Cartola:
Quem disse que fazer cartola é facil? É... não sei quem foi não, mas dessa vez acertou.
Uma preparação super simples, é so fritar as bananas, intercalar com queijo cortado em quadrados, polvilhar açúcar e canela e levar ao forno, pra finalizar mel de engenho.
Preparada por Luma a cartola ficou deliciosa, eu até que quis trocar de preparação com ela , mas não me arrependo não, ficou muito gostosa.
obs: repostando hoje porque nosso
brother blog resolveu brincar comigo
e apagar todos os meus posts
Nenhum comentário:
Postar um comentário