Vocês sabiam que no Japão, possui um peixe raríssimo e venenoso culturalmente conhecido como Fugu, ou peixe-balão ou o mais conhecido o Baiacu. Dizem que o veneno do Baiacu pode matar uma pessoa em minutos, mas a verdade é que se for mal preparado mata em até 24horas, pois nele consta uma rara toxina chamada “tetradoxina”, que é 10 mil vezes mais mortal que o cianureto, portanto se o peixe for mal cortado, essa toxina se espalha pelo peixe e infecta a carne.
Para a preparação deste peixe, os sushimans precisam passar por uma escola especializada, e após isto, conseguir uma autorização especial do governo para poder preparar esta iguaria no Japão. Devido a grande mortalidade, o Baiacu foi proibido em muitos países, como os EUA que apenas alguns restaurantes japoneses com autorizações governamentais podem preparar esta especiaria. Muitos afirmam que o veneno presente na carne é o que confere ao Baiacu um sabor especial, mesmo com todos os cuidados que possui a preparação desta iguaria, estima-se que cerca de 100 pessoas morrem por ano intoxicado, pelo peixe, embora esse número tenha uma grande tendência à queda devido ao rígido controle dos governos.
Uma refeição completa de Baiacu custa muito caro. Em alguns restaurantes americanos onde a iguaria é servida, o prato chega a custar mais de US$ 350. No Japão, chega a 20 mil ienes (cerca de R$ 350 reais). Por ser tão cara, a carne é cortada em fatias finíssimas para aproveitar o máximo, as fatias são tão finas, que é possível enxergar o fundo do prato através da carne.
Será que vale mesmo a pena pagar tão caro em um prato que pode te matar? Tem gosto pra tudo hehehe.
Por Geraldo Caminha
Nenhum comentário:
Postar um comentário