Aproveitando que o São João tá chegando, resolvi falar um pouco sobre comida junina, afinal qual seria a graça dessa festa sem aquela canjiquinha, pamonha, milho cozido e muitas outras coisas gostosas.
O São João, introduzido no Brasil pelos portugueses é uma das comemorações mais populares do país, principalmente em cidades do interior do Nordeste; também conhecido como festa junina, por acontecer no mês de Junho, é em minha opinião a festa mais tentadora do ano. Além das tradicionais fogueiras, fogos de artifício, decorações com balões e bandeirinhas, arraiais, quermesses, roupas caipiras e muito forró, nesse período as mesas estão sempre postas e repletas de comida de milho, em razão da época propícia à colheita de milho. Contudo, podemos encontrar outros ingredientes nas preparações típicas como amendoim, coalhada, carne assada, entre outros. E como essa festa foi trazida pelos portugueses, a comida junina é tipicamente de origem portuguesa.
Qual é a casa que durante esse período não tem um bolinho de fubá, um pé de moleque, um quindim? Os principais pratos da época são:
Bolo de amendoim, Bolo de fubá, Bolo de fubá com amendoim, Bolo de milho com coco, Bolo de mandioca, Bolo de milho verde, Bolo de pinhão, Broa de fubá, Biscoito de polvilho, Mingau de milho ou tapioca, Canjica, Mugunzá, Arroz doce, Amendoim doce, Maçã do Amor, Pipoca, Paçoca, Pé de moleque, Pinhão cozido, Pamonha, Cuscuz de milho, Amendoim cozido, Milho verde cozido, Farofa de farinha de milho, Pão de fubá...
Entre todas as delícias a minha preferia é a paçoca, então aqui vai uma receita:
INGREDIENTES
- 1/2 kg de amendoim torrado sem casca e sem pele
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de farinha de milho
- 1 colher (café) de sal
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture todos os ingredientes e passe no processador, aos poucos, em quatro partes. Depois, misture tudo e passe novamente no processador até que se torne um pó fino. Coloque em forminhas para moldar ou em canudinhos de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário