domingo, 5 de junho de 2011
Alimentos que viram patrimônio da humanidade
O que? A lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi criada por uma convenção (coordenada pela Unesco - Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura), assinada em 2003 e ratificada por 132 países.
Objetivo: Proteger culturas e tradições populares ou melhor não deixar morrer o que é tradicional.
Durante reunião em Niaroboi o comitê formado por 24 países declarou as cozinhas mexicana, mediterrânea (Grécia, Itália, Espanha e Marrocos) e francesa como bens imateriais, desta forma a alimentação agora integra aos bens que representam a cultura de país.
Em 2010, 47 novos alimentos foram acrescentados a essa lista onde ao todo Ao todo, 178 práticas culturais ou tradicionais já foram inscritas como patrimônio imaterial da humanidade.
No Brasil: Temos o Ofício da baiana de acarajé como Patrimônio Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os três primeiros patrimônios imateriais da humanidade, ligados à comida, abrem caminho para que outros países se candidatem à lista de preservação de seus saberes culinários.
Então galera, fica a dica: Para todos que apreciam, que não querem perder nossa identidade histórica, sejam mais engajados, vamos correr atrás da valorização da nossa cultura alimentar que incrivelmente rica para um país com apenas 500 anos de história.
por: Luiza Chaves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
aaa postagem feita por luiza chaves
ResponderExcluir