sábado, 7 de maio de 2011

Culinária Árabe


Resolvi escrever esse post sobre comida árabe porque é um dos tipos de comida que eu mais gosto e que infelizmente aqui em recife é muito dificil de se encontrar.
A cozinha árabe é formada pelas cozinhas libanesa, egípcia, turca, entre outras... Na cozinha árabe se dá muita importância as carnes, principalmente as de cordeiro e frango, que são as mais utilizadas, aos laticínios, as ervas e especiarias (são muito utlilizados gergilim, tomilho, canela e açafão), as bebidas, geralmente quentes (as mais utilizadas são o café e o chá), grãos (tanto que o arroz é utilizado na maioria dos pratos árabes), legumes (como a lentilha e o grão-de-bico), vegetais (como pepino, berinjela, abobrinha quiabo e cebola), frutas (principalmente as cítricas) e olioginozas (como nozes, pinhão, amêndoas e pistache).
Na cultura árabe o almoço é considerado a principal refeição. São servidas saladas como acompanhamento do prato principal, que geralmente é composto de carne, frango ou peixe, uma porção de arroz ou pão. Também é muito comum que as carnes e os vegetais sejam cozidos juntos em um molho, geralmente de tomate, para fazer o maraq, que é servido sobre o arroz. O jantar, tradicionalmente, é a refeição mais leve do dia, porém pode variar se houver convidados. No jantar podem ser servidas apenas frutas, principalmente melancia e melão, e pão. Também é comum servir pastéis durante o jantar. 
Bom, sempre que eu vou a São Paulo, eu dou uma passadinha no Arábia com a minha família pra gente almoçar. O restaurante tem um clima super gostoso e a decoração é bem árabe mesmo! A música, o cheiro e as cores... tudo te lembra alguma coisa árabe. hahahahahah
Eu sempre peço a mesma coisa. Para entrada, coalhada seca e uma cestinha de pão, que vem pão-papel e pão sírio, normais e torradinhos (se eu pudesse eu comeria isso todos os dias), na hora de comer mesmo eu já to tão cheia de pão e coalhada que eu só peço o meu amado arroz com aletria e um quibinho frito (o de lá do Arábia é bem grande, só agüento comer 1). Quando eu não estou explodindo, eu ainda agüento uma sobremesinha, daí eu peço o berklawa de nozes (é uma massa folheada recheada de nozes, é beeeem doce).
Depois que ler o que eu escrevi aqui eu to até agradecendo porque não tem restaurante árabe, árabe mesmo aqui em recife (quem falar habib's vai tomar um soco), senão eu tava roliça. hahahahaah 
E por último, vai aqui a receita do meu querido arroz com aletria que eu peguei no site do Arábia:
INGREDIENTES                                                                                                           
·         2 xícaras de arroz lavado e escorrido
·         ¾ de xícara de macarrão cabelo de anjo (aletria)
·         1 dente de alho socado com pouco sal
·         2 colheres de sopa de manteiga
·         5 a 6 xícaras de água quente
·         ½ colher de café de canela e sal
PREPARO
Quebrar o macarrão com as mãos e, numa panela, com a metade da manteiga, torrá-lo até que fique escuro. Juntar o arroz, refogar bem e acrescentar a água, a canela e o sal. Quando estiver quase seco juntar o resto da manteiga.
Não sei por que eles não colocaram nos ingredientes, mas sempre vem umas nozes torradinhas no meio. Aproveitem, esse arroz é muito gostoso.


Por Giulia Cipolla


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário