Você sempre toma sua cerveja achando que ela não faz tão bem pra sua saúde além de te deixar com uma protuberância abdominal fora do comum. Porém as coisas não são assim, quando consumida moderadamente, eu disse MODERADAMENTE, trás uma série de benefícios para nossa saúde. A partir de agora você nunca mais vai tomar cerveja do mesmo jeito, além do prazer que já existia ao tomar uma gelada, esse post vai tirar um grande peso das suas costas, o de que a cerveja faz mal.
Leia quais são esses “milagres” que a cerveja pode fazer por você, e o quanto beber uma loira gelada vai se tornar mais prazeroso daqui pra frente.
• Melhora a imunidade: Um estudo do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha concluiu que o consumo moderado (sempre ele) de cerveja aumenta a contagem de linfócitos, leucócitos basófilos e outras células do sistema imunológico.
• Diminui o risco de demência: Já outro estudo, dessa vez da Universidade de Wake Forest (EUA) descobriu que quem tomava duas latas de cerveja por dia tinha uma diminuição de 37% no risco de desenvolver demência. Porém os que bebiam mais que as duas latas, tinham seus riscos dobrados.• Combate os radicais livres: A cerveja contém antioxidantes que combatem os radicais livres, radicais esses, que causam envelhecimento da pele e que a produção aumenta com a exposição ao sol.
• Limpa seu coração e reduz rico de diabetes: Outros compostos existentes na cerveja são: flavonóides e álcool, o primeiro reduz em 40% a possibilidade de doenças cardíacas. Já o álcool, segundo um estudo norte americano, aumenta a taxa de HDL o bom colesterol. Quanto a diabetes, outra pesquisa, da Universidade de Sydney (Austrália) garante que o risco de diabetes tipo 2 é menor com o consumo de cerveja.
• Deixa os ossos mais fortes: Segundo um levantamento do Centro Médico Montefiore (EUA) a cerveja aumenta a densidade óssea e diminui em 20% o risco de ter fraturas, além de combater a osteoporose. Porém quando não consumida em doses moderadas, amiga de todas as horas pode contribuir para o desenvolvimento de osteoporose.
• Diminui o risco de câncer do churrasco: No meu post anterior falava do mal que o churrasco causa, devido à liberação de certos produtos do carvão, que na carne pode causa câncer. Problema resolvido, um pesquisa Portuguesa mostrou que marinar a carne em cerveja reduz em 90% a chance disso acontecer.• Não lhe deixa com barriguinha: A cerveja não é uma bebida tão calórica quando comparada a outras. Um copo de cerveja só tem 41cal, e só perde para um de refrigerante que possui 39cal, em contra partida tem bem menos calorias que outras bebidas (Suco de laranja 45cal, vinho branco 66cal, vinho tinto 88cal, caipirinha 218cal). Agora o que soa como música aos nossos ouvidos é uma pesquisa feita pelo mesmo conselho Espanhol que falou da imunidade. Nessa pesquisa, voluntários ficaram 30 dias sem consumir álcool, e o mês seguinte tomando cerveja todos os dias. O melhor de tudo ficou na conclusão, pois não foram observadas alterações seja em altura, peso, circunferência abdominal ou dobras na pele. Ou seja, tomar uma cervejinha moderadamente, não tem qualquer ligação com a famosa barriguinha.
Dicas para beber melhor: Depois de tanta notícia boa da pra deixar esse post melhor? Claro que sim, com algumas dicas de como deixar sua cervejinha ainda melhor.
Qual copo usar? Isso vai depender de qual tipo de cerveja você vai tomar, as três mais consumidas no Brasil são:
• Pilsen: Vá com a tulipa sem medo de errar, de
preferência com capacidade perto de 300 ml para
que sua dose não esquente. Por que a tulipa?
Porque sua base ajuda na hora de segurar o copo
sem alterar a temperatura da cerveja, e sua boca
não é larga já que a pilsen não possui muito gás.
• De trigo: Também conhecida como Weiss.
A sua taça tem que ser alta e ter uma boca grande
para o gás se desprender da bebida e subir mais
facilmente, liberando assim todos os aromas.
• Escuras: Copos parecidos com os de conhaque, para poder garantir uma espuma estável. Já a boca relativamente grande permite assim como na Weiss o desenvolvimento dos aromas.
Onde guardar? O melhor lugar para cerveja é de preferência nos nossos copos, mas antes disso o ideal é a geladeira, pois fica próxima de 4 graus e no escuro, pois a luz provoca uma reação química do lúpulo que estraga o sabor. E lembrem-se sempre guarde sua garrafa em pé pois a bebida deve entrar o menos possível em contato com o oxigênio da garrafa.
Temperatura ideal? As cervejas do tipo Pilsen (mais consumidas no Brasil) devem ser tomadas geladas e com temperatura entre 2 e 4 graus, abaixo disso ela começa o processo de congelamento que tem seu pico em -2,5 graus, e ao congelar a cerveja ganha um aspecto turvado, empelota e perde sabor. Já as de trigo devem ser consumidas entre 4 e 6 graus, para que o gás carbônico se desprenda e libere os aromas. Caso você esteja com pressa e a latinha esteja quente, pode apostar na antiga arte do gelo, um pouco de álcool e sal, em 6 minutos sua cerveja vai estar gelada.
Agora é só aproveitar as dicas, associar aos benefícios e... boa cerveja pra você também.
Por Guilherme Vaz
este post foi para aliviar o sentimento de culpa pelo consumo da gelada ?????
ResponderExcluirBjs
boa vivi! num é, ele ta tentando arrumar uma desculpa.. sem chance gui :p haha
ResponderExcluirbeijo
Luma