terça-feira, 12 de abril de 2011

Friozinho lembra: Fondue!

Olá pessoal, pra me redimir do post sobre Hambúrguer de Cobra que não agradou muito, vou falar de algo impossível de resistir nesse friozinho: FONDUE.

É o meu desejo da vez, não penso em outra coisa!

A fondue, muitas pessoas usam o artigo errado, surgiu na Suíça francesa. Como sempre, há contradições quanto ao surgimento desta preparação, mas a que eu conheço é que, na Segunda Guerra Mundial, os camponeses ficaram impossibilitados de ir às cidades buscar mantimentos por conta do rigoroso frio e sua difícil localização, como eram produtores de leite começaram a usar o queijo como base de suas refeições, alguns apressadinhos tascavam pedaços de pão no creme de queijo derretido que se formava descobrindo essa maravilha! Depois surgiram as fondues de chocolate, bourguignonne (de carne) e até de peixe e camarão.

Os queijos mais indicados são o Gouda, Emmenthal, Bel Paese (mais cremoso, deve ser usado com um queijo mais duro), Cheddar, Cantal, Edam, Mussarela, Provolone, Tilsit, Chester, Comté, Fontina e Gruyère (já estou com água na boca!).

Agora as diquinhas...

1) Se você for o Erro na cozinha, como eu, e acabar deixando engrossar um pouquinho, é só aquecer vinho seco à parte e despejar na massa sem parar de mexer. Mas, se a massa ficar mole, você pode colocar um pouquinho de queijo ralado sem parar de mexer ou maisena diluída em leite morno. E se você for ruim, ruim mesmo e usar um vinho muito doce vai acabar empelotando a massa daí você pode colocar suco de limão, vinagre ou vinho seco.

2) Para a fondue de carne são usadas carne de boi, cordeiro ou de aves (nunca vi), mas a textura deve ser delicada e sem gordura aparente, por isso que o filé mignon é o mais indicado. O óleo tem que estar muito quente e é indicado um garfo com dentes mais estreitinhos pra prender a carne com maior firmeza. Não coloquem sal nem ervas na carne antes de fritar! O sal vai fazer a carne soltar água e o óleo espirrar; e as ervas acabam queimando e deixando um cheiro desagradável. Por último, é legal servir, pelo menos, quatro tipos de molhos diferentes.

Como alguns de vocês sabem, não sou muito chegada a doces, mas gosto da de chocolate com aqueles biscoitinhos champagne, sabe? Mas, são mais usadas frutas como uvas, morangos, kiwis, maçãs e bananas. Eu nunca provei da de caramelo ou marshmallow, alguém já?

Encerro por aqui, o friozinho até que está gostosinho, especialmente se estivesse acompanhada de fondue. Mas espero que essa chuva nos dê sossego, que eu esteja enganada e amanhã não seja o dia mais caótico da semana! Tomara! (yn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário