sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cozinha Francesa - aula 2 no Senac

Pra quem faltou a aula da última quinta-feira (26 de maio), eu sinto dizer....mas vocês perderam comidas m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a.s.!
A aula do SENAC  essa semana, como o nome do post já diz, foi uma continuação sobre culinária francesa. Também né, a França é um marco na gastronomia de todo o mundo, então nada mais do que merecido dedicar duas aulas exclusivas aos seus pratos suuuper saborosos!!! E olha que foram muitos pratos, nove receitas só essa semana (três preparações em cada categoria - entrada, prato principal e sobremesa).
Mas vamos falar um pouquinho de algumas delas aqui, só pra deixar todo mundo com água na boca e morreeeendo de inveja !!! A entrada mais comentada foi a Quiche Lorraine (uma espécie de torta salgada recheada com bacon, queijo e creme de leite) que estava uma delícia, sério mesmo! Parabéns pra Duda
.












Também como entrada tivemos a salada de queijo de cabra quente, responsabilidade de Luma (feita com alface americana e crespa, rúcula, radicho, tomate cereja, torradas e queijo de cabra empanado - adorei o queijo desse jeito!!! - e temperada com molho de mostarda Dijon, azeite e vinagre de maçã). Ah, e diga-se de passagem que a professora pegou logo um pote inteiro da salada só pra ela!  A última entrada foi a sopa de cebola gratinada de Gisele (na verdade ela é feita em uma caçarola com cebola _ óbvio !_ manteiga e açúcar, depois é acrescentado farinha, sal e pimenta. E na hora de servir é só colocar em uma sopeira e pôr uma torrada de pão por cima com queijo ementhal ralado e colocar para gratinar em uma salamandra).












Passando para os pratos principais, nós fizemos desde carne bovina crua (interessante né?!) até carne de pato com pimenta verde. O prato com carne crua se chama Steak tartare e foi feito por Guilherme e Renato. Muita gente não teve nem vontade de comer, mas apesar de soar estranho, eu provei e achei gostoso. Pois esse prato é preparado com filé mignon cortado em cubos beeem pequenos e temperados com queijo parmesão, alcaparras, molho inglês, mostarda Dijon, cebola e azeite, então no fim das contas fica bem saboroso.













Outro prato principal foi o peito de pato com molho de pimenta verde, feito por Luciane. Essa foi a primeira vez que eu provei carne de pato (eu sei... é difícil de acreditar!!!) e achei bem parecido com a carne de boi e gostosa. Outra receita que adorei foi a de Elk e Fernanda, Camarão à provençale. Nessa eu sou meio suspeita para comentar, pois eu simplesmente a.d.o.r.o. frutos do mar, mas tudo bem né! Na verdade o prato é bem simples, o camarão é preparado e refogado e em seguida acrescentam-se as verduras (cebola, alho, tomate, pimentão vermelho, azeite, tomilho, pimenta e vinho branco seco). Amei os camarões super grandes! :-)



Agora vamos para a última (eu sei que vocês estão ficando cansados de ler, é muita coisa!!! Mas já está acabando, podem confiar) e mais saborosa parte - pelo menos pra mim - a das sobremesas. A primeira foi a pêra Belle Hélène, responsabilidade de Rebeca e Érika, cozinhada e em depois servida com calda de chocolate e sorvete de baunilha (adorei). Também tivemos a mil folhas de maracujá e morangos, feitas por minha pessoa! Essa é uma sobremesa de massa folhada intercalada com creme patissièrre (preparado com leite, açúcar, amido de milho, gema de ovo, manteiga e fava de baunilha) e pedaços de morango. Eu gostei, mas dá muuuuito trabalho pra fazer em casa!!! A última estrela do dia foi o crepe Suzette, preparado por Geraldo e feito com suco e raspas de laranja, açúcar, manteiga e flambado no conhaque ( bem que Geraldo até que flambou direitinho viu!). Essa preparação também ficou ótima e todo mundo comeu com sorvete para contrastar com o azedinho da laranja.
E aí ficaram com vontade de provar alguma coisa?!


GRUPO: Bárbara Valdez e Danielle Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário