domingo, 10 de abril de 2011

Esse kani é de quê?

Quantos caranguejos ou siris são necessários para se fazer um bastão de kani? Um? Dez? Vinte? Trinta? Pois bem, amigos, venho aqui para lhes falar a quantidade aproximada. São necessários aproximadamente ZERO desses nossos coleguinhas ai. Isso mesmo. Nenhum... Ou só o seu perfume. Hehe... Muita gente come kani pensando que é carne de caranguejo, ou de siri, prensado. Mas ai é que se enganam... Kani é surimi aromatizado com siri (muitas vezes artificialmente), amido de trigo, clara, sal e outras coisas mais, como, por exemplo, corante. Para deixar um lado meio rosado. Sim, e o que é “surimi”? Surimi é uma massinha (na verdade está mais pra pasta) feita de peixe branco moído e bem lavada. E tem gosto de siri. É uma maneira barata de substituir essas carnes (do mar) mais caras. Como, por exemplo, camarão, lagosta e salmão. Já ouvi histórias que existe surimi feito a partir de carne de porco. Não curti muito a idéia. Imagina, você vai num sushi e come aquele hossomaki de kani pensando que é de siri e depois descobre que a mentira é bem maior, pois nem do mar o bicho é. Seria uma situação complicada. Bom, eu não iria gostar, mas deve existir quem goste. Voltado ao kani feito de surimi de peixe. Eu acredito que deva existir em algum lugar no mundo um kani feito quase 100% de siri, mas creio que não aqui no Brasil. Com certeza, aqui, a maioria é aromatizado artificialmente... (química pura, mô véi. Hehe.) A maior prova disso é Jully (namorada do meu amigo Vital)... Fomos comer sushi um dia desses, mas a bichinha é alérgica a crustáceos e semelhantes. Disse que nunca tinha comido kani, com medo. Um dia, fui comer sushi com o casal (sim, fui vela). E disse pra ela comer sushi sem medo. Dito e feito. Ela se empanturrou de sushi e nada aconteceu. Por isso, crianças, não se esqueçam! Papai Noel e coelhinho da páscoa não existem... E nem kani não é feito siri.

7 comentários:

  1. elk, seu fofo, brigada por ter me mostrado esse mundo feliz que é o do kani *-*
    haoahohaoahohaoahoahoaoahoahoahoahoahoaoah
    e vamos marcar outro suhsi!
    :*:*
    p.s.: escreves bem pra cara#$% ;)

    ResponderExcluir
  2. fui em um restaurante e comi salada com kani e tive sim alergia, então acredito que não é 100% que é aromatizado artificialmente. Minha garganta começou a coçar e inchar um pouco... então alerto aqueles que são estupidamente alérgicos a crustáceos como eu que abram o olho na hora de comer kani.

    ResponderExcluir
  3. Com isso, acredito que haja algumas marcas de Kani que utilizem algo de crustáceos em sua composição, mas creio que seja uma pequena parte. ainda há a possibilidade de alergia ao corante usado para dar cor e também um efeito placebo very bad. Mas como Alana_s disse: é melhor abrir o olho.

    ResponderExcluir
  4. Eu comi e meu filho ficou com alergia. Estou amamentando. Meu marido é alérgico a crustáceos. E meu bb deve ser tb. Tive que levar para o hospital. Cuidado!

    ResponderExcluir
  5. Tenho alergia a frutos do mar, mas amo. Comi achando que fosse só artificial. Agora estou inchada, coçando, com coriza e a garganta ardendo.

    ResponderExcluir