É uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. O cereal básico é o trigo, mas a cevada também é muito consumida. Usa-se também muito azeite, legumes, nozes, gergelim, iogurtes e mel, sempre misturando o doce com o salgado. Dentre os vegetais mais comuns estão a berinjela, tomate, ervilha, quiabo e cebola.
Devido à sua geografia e história, a culinária grega é tipicamente mediterrânea sofrendo forte influência da cozinha italiana. Outros alimentos muito presentes nas receitas são: alho, ervas frescas (como orégano, alecrim, tomilho e louro), peixes, frutos do mar, pães e a carne de carneiro.
Um costume entre os gregos é oferecer os mezédes (como se fosse uma entrada) com pão sírio – o pão grego. E também de servir os pratos mornos, invés de quentes. E as azeitonas gregas são peças obrigatórias!
Dentre as preparações famosas posso citar: coalhada com pepino e alho (tzatziki) ou com ovas de peixe (taramosalata); queijo grelhado e flambado (saganaki); charutinhos de folhas de uvas (dolmadakia); e a salada grega, chamada de horiátiki, que leva tomates, pepinos, cebolas em fatias bem fininhas, azeitonas e pimentão verde, sendo servida com uma fatia de queijo de ovelha temperado com orégano.
Um prato bem tradicional é o carneiro assado ao forno com batatas. E o churrasco grego:
As frutas mais apreciadas são as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos – naturais ou secos. E as bebidas preferidas são o ouzo, na foto, que é um aguardente de uva com essência de anis, vinhos tintos e brancos, cervejas e a retsina, que é um vinho branco com seiva de pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário