segunda-feira, 23 de maio de 2011





Cozinha Francesa

A aula do dia 19-05 foi ministrada pela professora Carol, que tem como especialidade a cozinha francesa.
O cardápio foi distribuído da seguinte forma:

Entradas: Oeufs cocottes au lard (Ovos cocottes ao bacon)

               Soufflé au fromage (Souflé de queijo)

               Rattatouille (Refogado de Legumes)

Pratos principais: Bouef Bourguignon

                           Filet de Sole Dugléré (Filé de linguado)

                           Saucisses du Pays (Salsicha regional com purê de batatas e queijo, aligot)

Sobremesas: Tarte Tatin (Torta de Maçã)

                    Moelleux Chocolat (Bolo cremoso de chocolate)

                    Cremè Brulée


Oeufs cocottes au lard (Ovos cocottes ao bacon)

Em sua composição temos: Ovos, bacon defumado, creme de leite, cebola, manteiga, coentro em pó, noz moscada, sal e pimenta do reino branca. A preparação é iniciada com o bacon salteado na frigideira. Em seguida, dispõem-se o ovo no recipiente ainda cru e sem danificar a estrutura da gema. O creme de leite para cobrir o ovo, precisa antes ser temperado na frigideira com manteiga, noz moscada e coentro. Após as três etapas concluídas, leva-se o recipiente com as preparações dispostas em camadas ao banho maria, para que o ovo cozinhe.

 Soufflé au fromage (Souflé de queijo)

Composto de manteiga, farinha de trigo, leite, gema, clara, queijo gruyère, queijo ememthal, pimenta do reino, sal e noz moscada. A preparação tem inicio com o molho bechamel, que adicionado as claras e gemas e em seguida temperado com sal, pimenta e noz, trazendo por último a adição dos queijos, deixando assim a massa pronta para ser posta em um recipiente untado de manteiga e levado ao forno pré aquecido em 220 graus. É um prato para ser servido imediatamente após o preparo.


Rattatouille (Refogado de Legumes)

Legumes são a grande maioria nessa preparação, que leva: cebola, alho, tomate, abobrinha, berinjela, pimentões vermelhos e amarelos, sal, pimenta do reino branca, louro, tomilho, manjericão e azeite de oliva. Uma preparação fácil e simples; após esquentar o azeite de oliva, refogar os legumes aos poucos, adicionando na frigideira de acordo com o tempo de cocção de cada legume. No final é só temperar e adicionar mais um pouco de azeite.


Bouef Bourguignon

Em sua composição temos: Bacon, alcatra, cenoura, cebola, vinho tinto, alecrim, tomilho, louro, alho poró, salsão, anis estrelado, alho, champignon, agua, manteiga, açúcar, sal pimenta e azeite. Frita-se o bacon, com o caldo da carne e vinho tinto, faz-se uma marinada para mergulhar os legumes e a carne cortada em cubos. Deixa descansar e após retira-se todo o sumo da carne para que ela seja salteada na frigideira. Aqueça manteiga e óleo e adicione a marinada até ferver, em seguida adicione a carne e o cogumelo na mistura e deixe em fogo baixo.

Filet de Sole Dugléré (Filé de linguado)

Composto de filé de linguado, cebola, tomate, salsinha, manteiga, vinho branco, sal e pimenta do reino branca. Depois de temperado no sal e pimenta, o filé vai para uma saltese armada com tomate e cebola de modo que o filé seja disposto por cima dos legumes, leva-se ao forno. Após retirado do forno, ainda cozinha na panela por mais 5 minutos. Para finalizar, uma redução do molho é feita, sendo adicionado aos poucos a manteiga.

Saucisses du Pays (Salsicha regional com purê de batatas e queijo, aligot)

Dividida em duas etapas, a preparação é composta de salsicha regional, batata, alho, manteiga, creme de leite, sal, queijos gruyère e minas. A salsicha é frita no óleo enquanto prepara-se um purê de batatas, deixando-as cozinhar e em seguida passando em um processador. Depois do purê pronto, volta para a panela aonde serão acrescentados os queijos, devagar para que ele incorpore a massa.


Tarte Tatin (Torta de Maçã)

Para a massa: farinha de trigo, manteiga gelada em cubos, açúcar, sal e agua gelada. Para o recheio: maçã, limão, manteiga, açúcar, canela em pó. Sempre misturando com a mão, comece com a farinha e a manteiga, adicionando cuidadosamente o açúcar e o sal, chegando ao ponto com a adição de água. Na preparação do recheio, descasca-se a maçã e rega-se com limão. Leva-se ao fogo em uma panela previamente aquecida com açúcar deixando-as cozinhar por cerca de 10 minutos. Para finalizar, ponha em uma forma as maçãs e cubra com a massa, deixando-a no forno até que esteja dourada.


Moelleux Chocolat (Bolo cremoso de chocolate)

Em sua composição temos: Chocolate, manteiga, ovos, farinha de trigo e açúcar. Derrete-se o chocolate junto com a manteiga, em outro recipiente, misture os ovos, o açúcar e por último a farinha de trigo. Junte as duas misturas e leve-as ao forno em formas untadas.


Cremè Brulée

Composto por gema, açúcar, creme de leite, leite e baunilha. Bata a gema com o açúcar em velocidade alta, depois adicione o creme de leite e a baunilha, misture e deixe descansar. Leve para o forno e deixe dourar. No momento de servir, polvilhe um pouco de açúcar por cima do creme e esquente com um maçarico sem queimar o creme.

Por: Renato Abreu, Paulo Matos e Elkjaer Medeiros.

Um comentário:

  1. E nem um comentário sobre as preparações.....achei o post muito seco.....aposto que foi Renato quem escreveu.Acertei ?????

    ResponderExcluir